quinta-feira, 10 de setembro de 2009

árvores artificiais para reduzir carbono

A briga entre os países na tentativa de continuar fazer o que sempre fizeram é grande – a eterna corrida do desenvolvimento econômico - e para isso as alternativas estão sendo elencadas aos gritos. Varias já foram divulgadas e como sempre causam polemica. Os britânicos divulgam a tecnologia de árvores artificiais colocadas junto a rodovias para a captura de CO2.
“As árvores (artificiais) trabalham capturando o CO2 do ar através de um filtro. Depois disso, o carbono seria removido e armazenado. O relatório sugere ainda que novas tecnologias para armazenagem de CO2 continuem a ser desenvolvidas em paralelo ao projeto das árvores. Em um relatório publicado nessa semana pela Instituição Britânica de Engenheiros Mecânicos, os engenheiros afirmam que por US$ 20 mil (R$ 37mil), uma única árvore artificial poderia remover o CO2 emitido por 20 carros.”. (BBC Brasil).
Cabe saber para onde irá todo esse lixo quando acabar a vida útil dessas “plantas européias”, provavelmente teremos mais contêineres chegando nos nosso portos dentro em breve. E não é só isso todas essas medidas são apenas paliativas, o que é necessário é repensar o modelo... mas sobre isso ninguém quer falar, nem hoje nem tão cedo.

2 comentários:

  1. oi Patu, tô te seguindo...rsrs
    essa matéria das árvores artificiais é novidade pra mim. gostei.
    saudades de vc, venha pra Curitiba nos visitar...
    Vc me inspirou a desabandonar meu blog,rsrsrs
    bjão no core!

    ResponderExcluir
  2. Oi Neto,
    Obrigado por cuidar do Miúdo, ele estava ótimo.
    Um abraço,
    Gustavo

    ResponderExcluir